1 Introdução
1.1
Conhecendo
alguns dos termos mais utilizados (Glossário)
MISSÃO: Todo problema a ser
solucionado por equipes na A Guerra dos Sábios.
JOGADOR: Aquele que se cadastra no
site para participar de missões.
EQUIPE: Formação obrigatória para que
se possa participar de uma missão, composta de um ou mais jogadores.
LÍDER: Jogador que cria uma
equipe.
MODERADOR: Jogador responsável em
administrar
uma missão.
QUESTÃO: Uma pergunta ou um
questionamento a ser respondido. Uma missão poderá ter uma ou mais questões.
BENEFÍCIO: Prêmio oferecido as equipes
vencedoras.
CONTESTAR: É o ato de um jogador expor
em texto o motivo de não
concordar com algum fato de uma questão.
ABA: Localizada na lateral direita de
algumas páginas, próximo a barra de rolagens, onde ficam os botões para
visitar outras páginas.
1.2 Áreas de acesso dos
jogadores
|
DETALHES DA MISSÃO: Local onde
se encontram mais informações sobre uma missão. [
saber
mais ] |
|
RANKING: Local
onde são apresentados as colocações e pontuação das equipes.
[ saber
mais ] |
|
SALA DA EQUIPE: Local onde os membros
de uma equipe se interagem. [
saber
mais ] |
|
SALA DE DECISÃO: Local onde as
questões são disponibilizadas para serem respondidas.
[ saber
mais ] |
|
SALA DE COMUNICAÇÃO: Local onde os
membros de uma equipe trocam mensagens. [
saber
mais ] |
|
SALA DE CONTESTAÇÃO: Local onde
os moderadores respondem as contestações.
[ saber
mais ] |
|
SALA DE RELATÓRIOS: Local onde os moderadores tem informações
sobre os jogadores de sua missão. [
saber
mais ] |
|
CONVIDAR JOGADOR: Local onde o líder
envia convites para jogadores fazerem parte de sua equipe.
[ saber
mais ] |
|
GERENCIAR EQUIPE: Local onde o líder administra informações de
sua equipe. [ saber
mais ] |
Cada área, como vemos acima, é representada por uma imagem (ícone).
São estes ícones que aparecem dispostos na lateral direta de algumas páginas
(abas).
Além deste manual, disponibilizamos de um
Regulamento, um Código de Ética, uma
Política de Privacidade, e um
documento sobre algumas regras para criação de apelidos e nomes de equipes:
Política de Nomenclaturas. O conhecimento
e a aceitação destes documentos, faz-se necessário para que você se torne um
jogador.
Cada missão poderá ter ainda um Regulamento Interno, o qual irá especificar,
com mais detalhes, regras e normas daquela missão.
1.4 Missões: fases e representações
|
|
MISSÕES EM DIVULGAÇÃO: |
1ª FASE:
São aquelas que estão apenas em fase de divulgação |
ou |
|
MISSÕES EM CRIAÇÃO: |
2ª FASE: São as que deram início ao período de
formação de equipes (1) |
ou |
|
MISSÕES EM EXECUÇÃO: |
3ª
FASE: São as que entraram no período de resolução de questões |
ou |
|
MISSÕES CONCLUÍDAS: |
4ª FASE: Missões finalizadas. As
questões e o tempo disponível para responde-las se esgotaram |
(1) É importante saber que neste período
também são permitidos a formação de equipes (como podemos visualizar na
imagem logo abaixo - criação de equipes t1 a t3), porém as mesmas não poderão
responder as questões que já tiverem passadas, ou seja, as que já tiveram
seu gabarito divulgado.
Observação: missões iniciadas, como consta na página inicial ao lado das
notícias, é a soma de todas as missões na A Guerra dos Sábios.
1.5 Questões
Cada questão tem o seu período para ser respondida. Para cada missão tem
estabelecido o número total de questões para serem
respondidas. Cabe a cada equipe responde-las corretamente para garantir uma
boa colocação no ranking da missão. Dependendo da alternativa escolhida, a mesma
poderá estar CORRETA ou INCORRETA.
Após o período disponível para responder as questões, serão visualizados ao
lado das mesmas as seguintes
imagens:
ou
ou
A primeira indica que você acertou a questão, a segunda que você errou ou
que não a respondeu, e a terceira representa uma questão que foi anulada. As
alternativas também terão as suas marcações, como vemos abaixo:
|
Marcação na alternativa correta
da questão, de acordo com o Gabarito Oficial da missão; |
|
Marcação na alternativa escolhida por sua equipe, caso
esta alternativa tenha sido a CORRETA (de acordo com o Gabarito Oficial); |
|
Marcação na
alternativa escolhida por sua equipe, caso esta alternativa tenha sido
INCORRETA (de acordo com o Gabarito Oficial); |
|
Marcação na alternativa
escolhida pelo líder da uma equipe; |
|
Marcação na
alternativa sugerida pelo membro de uma equipe. |
Início
2 Tela Inicial: A Guerra dos Sábios
Cadastre-se Grátis: O link de "Cadastre-se Grátis" nos
conduz até a área de cadastro do site. Somente a partir deste cadastro é que se pode
ser um jogador na A Guerra dos Sábios.
Esqueceu sua senha?
Caso não se lembre mais de sua senha, clique sobre "Esqueci minha senha". Ao
clicar, você será levado a outra janela onde será solicitado a você
o seu e-mail. O e-mail a informar é o mesmo que consta em seu cadastro. Aí
então, é só aguardar alguns minutos e acessar sua conta de e-mail para ter
novamente a sua senha.
Problemas em acessar?
Caso não consiga efetuar o seu login após algumas tentativas, clique
sobre o o
link "Problemas em acessar" e conheça alguns dos motivos por isso estar
acontecendo. Caso o problema persistir,
entre em contato com nossa Equipe.
2.2 Notícias
Nesta área são divulgados as atividades, eventos, novidades no
site e demais informações da A Guerra dos Sábios.
2.3 Dados Gerais
Permite qualquer visitante do site visualizar a quantidade
atualizada de missões iniciadas, missões
concluídas, jogadores cadastrados e equipes formadas.
Início
3 Cadastro: Tornando-se um jogador
3.1 Formulário:
Cadastrando seus dados e a sua senha (1º Passo)
Este formulário tem como finalidade transformar você em jogador com uma
senha de acesso ao site. Todos os dados de preenchimento obrigatório estão indicados com um * (asterisco).
SUA INSTITUIÇÃO:
A indicação da Instituição que você faz parte é obrigatória. Caso a sua
não esteja disponível, é que ainda não tivemos uma oportunidade de estabelecer uma parceria com
ela. Se mesmo assim você realmente desejar se cadastrar, solicite ao
responsável maior de sua instituição que entre em contato conosco.
3.2 Categorias da
sua instituição (2º Passo)
Após você ter preenchido o formulário de cadastro chegará a este
2º passo.
É nesta tela que você selecionará a(s) categoria(s), a qual você
faz parte na sua instituição. A indicação de pelo menos uma categoria é
obrigatória. Caso a sua não esteja aparecendo, entre em contato conosco.
3.3 Seus interesses (3º Passo)
Após ter selecionado sua(s) categoria(s) chegamos no 3º passo. Na A Guerra dos Sábios as missões são separadas por interesses.
Escolha quantos assuntos você se interessar. A escolha de um interesse
implica competir com todos os outros jogadores que escolheram o mesmo
interesse.
Após escolhido aqueles de sua preferência seu cadastro estará
concluído e você já estará pronto para
efetuar o login.
Para efetuar o login. acesse a página inicial entre com seu e-mail/apelido e senha. Se for a
primeira vez que você estiver efetuando o login surgirá uma tela indicando
que sua conta se encontra bloqueada.
Para desbloqueá-la você precisará de uma chave, conjunto de letras e
números, que foram enviados no e-mail que você cadastrou no 1º passo. Acesse
então seu e-mail, pegue a chave e coloque-a no local indicado para
desbloquear sua conta. Pronto! Agora é só clicar em "Acessar A Guerra dos
Sábios".
Note que, nesta tela de desbloqueio, você tem a opção de reenviar a chave ao
seu e-mail, ou até mesmo excluir sua conta.
Início
4 Contato
Esta é a área de contato com nossa Equipe. Sempre que achar necessário não deixe de utilizá-la.
Envie sua críticas e/ou sugestões de melhorias, suas dúvidas entre outras
mensagens. No formulário
já consta alguns dos assuntos mais freqüentes, é só você fazer a sua
escolha. Saiba que você pode também colaborar com uma missão. Para isso
escolha o assunto "colaborar com uma missão", em mensagem
descreva, brevemente, quais as suas idéias para colocar a sua possível
missão em atividade, e envie-nos estas informações. Em breve, nossa equipe
entrará em contato com você.
Início
5 Ajuda
Neste local é disponibilizado as perguntas mais freqüentes que
são enviadas através da área de contato do site, dúvidas de interesse comum.
Caso não encontre a solução do problema que esta procurando, ou mesmo,
tenha outras dúvidas, utilize a área de contato do
site.
Início
6 Página inicial: após efetuar o login
Esta é a página inicial da A Guerra dos Sábios logo após você efetuar seu
login. É nela que são encontrados seus títulos, pontos, os documentos que
regem A Guerra, modos para que você possa administrar seus dados pessoais e
de interesse, as missões iniciadas do, seu mural de avisos e as missões
que você participou ou participa atualmente.
6.1 Títulos
Aqui são apresentados os seus títulos. Dedique-se a
conquistá-los!
6.2 Pontos
A cada vitória tenha mais pontos somados. Neste local são
apresentados os seus pontos, sempre atualizados após o término de uma missão
que sua equipe participou.
6.3 Barra lateral
Esta barra lateral lhe acompanhará em algumas das telas. Nela consta um link para os
documentos que regem a A Guerra dos Sábios, um resumo das
fases das missões, as quais já vimos no início deste
manual e uma ainda a opção CONFIGURAR, como veremos a seguir.
6.3.1 Configurar
Através desta área cada jogador tem a opção de configurar suas preferências:
escolher quais avisos receber por e-mail, editar dados pessoais, editar interesses e senha.
Local onde você pode editar, sempre que necessário, as sua informações
pessoais.
6.3.1.2 Editar Interesses
Adicione ou elimine categorias de seus interesses, para visualizar menos ou
mais missões.
Área para que você possa alterar sua senha e manter sua conta sempre segura.
6.4 Missões Iniciadas
Na página inicial, em "missões", temos o local onde reuni o resumo de
todas as missões finalizadas ou não na A Guerra dos Sábios. Caso você tenha
interesse em ver mais detalhes, ou até ver a possibilidade de participar de
alguma delas, é só clicar sobre o TITULO da missão - link logo ao lado de seu código
- para então ser levado ao
Detalhes da Missão,
área que será explicada logo adiante.
Cada resumo apresenta informações como: código, título,
período
de duração, fase atual,
situação, benefícios de cada missão.
6.5 Mural de avisos
Esta é uma área de avisos, a qual é utilizado para receber mensagens. Ao
clicarmos sobre o link "[ todos ]", acessamos todas as mensagens,
com suas datas de emissão, hora e data de leitura. Elas podem ser apagadas
conforme preferências de cada jogador.
6.6 Seus dados
Área reservada para apresentarem alguns dados do jogador.
6.7 Suas missões
Em "suas missões" são apresentados as missões que o jogador participa atualmente ou que já participou.
Ainda algumas informações podem ser visualizadas como: o título, código,
período de duração, fase da missão e o nome da equipe que você participa
naquela missão. Para acessar a missão clique sobre TITULO dela. No caso do
exemplo abaixo o título seria "Você conhece a estrutura do músculo que
compõe o corpo humano?".
Caso a missão já tenha terminado e sua equipe tiver sido a vencedora, sua
missão receberá um troféu (),
caso contrário ela ganhará uma medalha de participação ().
O Moderador de uma missão, onde normalmente consta o nome da equipe
aparecerá o termo "(Moderador)".
Como já comentado, através do título da missão (link) você tem acesso
a página Detalhes da Missão, a qual veremos a seguir.
Início
Nesta página o jogador tem acesso a todas as informações da missão como: uma
breve descrição sobre o assunto de sua abordagem [7.1], a duração da missão,
informações complementares (quantidade de questões, de equipes, de
integrantes por equipe, se é Pública ou Moderada, documentos relacionados),
benefício ofertado aos vencedores, empresas ou instituições que
investem/apóiam a missão. Ainda encontramos nesta página a importante aba lateral.
7.1 Missão
É disponibilizado nesta área uma breve descrição sobre a missão
(assunto das questões) bem como, por imagem, a fase a qual ela se encontra.
Está área é de extrema importância para a missão. É o local que apresenta as datas em que
ocorrerão as mudanças das fases. Cada missão
possui suas próprias datas.
Encontramos 3 datas importantes a serem analisadas pelo jogador: data de
início de criação de equipes; data de início da apresentação e resolução das questões;
e a data a partir da qual o ranking final da missão ficará disponível.
7.3 Informações
Complementares
Constituem os dados adicionais que serão requeridos aos que desejarem
participar da missão; quantidade total de questões que serão apresentadas;
duração (em dias) da missão; quantidade mínima de equipes exigidas para que
a missão se inicie; quantidade de integrantes por equipe exigidas; situação
da missão (Moderada ou Pública) e documento(s) importantes que dão suporte a
missão.
Quanto a situação da missão temos:
- Missão Pública: permite a
participação de
equipes SEM aprovação de um moderador.
- Missão Moderada: permite a
participação de
equipes, somente COM aprovação de um moderador.
MISSÃO PÚBLICA
Para missões públicas, o jogador pode diretamente participar de uma equipe
criando a sua própria ou aguardando por um convite de uma outra equipe. Para
criar a sua própria, basta clicar sobre o botão
disposto na página de
Detalhes da Missão. Após clicar, será
visualizado uma nova página, local que será escolhido o nome para sua
equipe. (Obs.: O líder pode alterar o nome da
equipe quando quiser).
Após salvar o nome escolhido, clicando em "Salvar cadastro", sua equipe
já estará pronta para iniciar as atividades.
MISSÃO MODERADA
Caso queira participar de missões moderadas, deverá ter uma permissão,
isto é, enviar alguns dados adicionais para que possam ser avaliados e
aprovados pelo moderador. Por ser moderada, será visualizado na página de
Detalhes da Missão, primeiramente, o botão
. Clicando
sobre este botão você será levado a uma página para que possa digitar estes
dados.
Após enviá-los deverá, então, aguardar a avaliação destes dados pelo
moderador da missão.
O moderador recebe em sua página inicial as solicitações de participação em
sua missão, as quais ele deve, a partir dos dados informados pelos
jogadores, APROVAR ou REPROVAR estas solicitações.
O jogador pode saber se a solicitação que ele enviou foi aprovada ou não. Na
página inicial. em missões iniciadas,
surgirá indicações como: "DADOS REPROVADOS" ou "DADOS APROVADOS" ou "DADOS
EM AVALIAÇÃO".
Caso esteja em "DADOS EM AVALIAÇÃO", aguarde mais um momento, pois o
moderador ainda não pôde avaliar a sua solicitação. Caso esteja "DADOS
REPROVADOS", significa que os dados que você enviou foram incorretos, e por
isso o moderador não pôde aprovar a sua solicitação. Neste caso você poderá
novamente enviar uma solicitação de participação. Se então encontrar "DADOS
APROVADOS", você já poderá criar a sua equipe através do botão
ou aguardar até que uma
equipe lhe convide.
Local onde é apresentado o(s) prêmio(s) que a missão oferece
a(s) equipe(s) vencedor(as).
7.5 Investimento
Quadro onde são publicados as instituições ou empresas que
investem/apóiam a missão.
7.6 Aba Lateral
Na aba lateral encontramos links para: o
ranking e a sala da equipe.
Em outras tela outros diferentes links aparecerão como:
sala de decisão e
sala de comunicação da equipe.
Caso você seja Moderador da missão poderá ainda visualizar outras duas
salas: sala de contestação e
sala de relatórios.
Veremos uma explicação sobre cada uma destas
salas adiante.
Início
Nesta área as equipes tem acesso as suas pontuações, número de respostas
corretas e o seu índice de participação (equipe). Ainda pode ser visualizado
o número de equipes cadastradas na missão. Após o início da missão cada
equipe poderá apenas visualizar a sua pontuação, o seu índice de
participação e a quantidade de suas respostas corretas.
Ao final das missões, o ranking é mostrado na íntegra, divulgando assim,
a colocação e o
nome de todas as equipes, suas respectivas pontuações, índices de
participação e quantidade de respostas corretas.
Moderadores sempre visualizam o ranking na íntegra, não importa qual fase a
missão esteja.
Início
Esta sala, exclusiva para os Moderadores, é destinada para que
os mesmos respondam as várias contestações que podem ser enviadas pelos
jogadores. Ainda, através desta área o moderador pode optar, com o devido
motivo informado e justificado, anular questões.
Somente Moderadores visualizam os apelidos dos próprios Moderadores que
respondem as contestações, além de todos verem todas as contestações. As
equipes, por sua vez, só visualizam as suas próprias contestações e
respectivas respostas.
Início
Esta é uma sala também dedicada aos Moderadores. A partir dela, os
Moderadores tem acesso a informações de todos os jogadores de uma missão,
incluindo o índice individual de participação de cada um.
Início
Cada equipe possui a sua própria sala da equipe. Um local onde
leva os
integrantes a se comunicarem, trocarem estratégias, convidarem outros
jogadores, elaborarem gritos de guerra e principalmente levar a sala onde
são
disponibilizadas as questões da missão..
SE VOCÊ NÃO FOR O LÍDER DA EQUIPE
Poderá acompanhar nesta área o seu índice de participação na equipe, o
índice de invariabilidade das suas respostas na equipe e o índice de
invariabilidade das suas respostas em relação a missão. O primeiro índice se
refere a quantidade de questões que você respondeu das que eram possíveis
responder, o segundo índice relaciona a suas respostas com a do líder, o
quanto elas foram diferentes e o terceiro índice relaciona as suas respostas
com as dos demais líderes de equipe na missão.
SE VOCÊ FOR O LÍDER DA EQUIPE
Poderá acompanhar nesta área o índice de
participação dos membros de sua equipe, o índice de invariabilidade das
respostas destes membros, o índice da participação de sua equipe na missão e
o índice de invariabilidade de suas respostas com as dos demais líderes de
equipe na missão.
O líder possui, ainda, o importante papel de gerenciar algumas informações
de sua equipe através da
aba
"gerenciar equipe"
Como citado, a partir da sala da equipe é possível visitar outras 4 áreas:
convidar jogador, gerenciar equipe,
sala de comunicação e
sala de decisão.
Veremos detalhes de cada uma a seguir.
Início
O envio de convites para jogadores participar de sua equipe, são
acessados através da aba Convidar Jogadores ()
na sala da equipe. Os convites podem ser enviados somente por aqueles que
possuem esta permissão.
Para convidar escolha localizar
o jogador por APELIDO ou E-MAIL e digite o apelido/e-mail no campo logo a
frente. Após envio do
convite é só aguardar a aprovação do próprio jogador convidado, para
aí então contar com ele efetivamente como membro de sua equipe. Acompanhe em
sua sala da equipe se ele aceitará ou não o seu convite.
Lembramos, que A Guerra dos Sábios foi programada para NÃO PERMITIR que um
mesmo jogador participe de mais de uma equipe na mesma missão. Caso você
esteja enviando um convite para um jogador que já esteja participando de uma
equipe naquela missão (você não saberá disso), o jogador convidado receberá
normalmente o convite, porém caso ele aceite, automaticamente ele passará a
fazer parte somente da nova equipe.
Mas se o líder de uma equipe, com mais de 2 integrantes, for convidado a
participar de um outra equipe, e ainda este líder aceitar o convite? A
liderança passará automaticamente para o primeiro jogador convidado a
participar daquela equipe pelo antigo líder.
O convite enviado para jogadores ingressarem em equipes ficam expostos na
Página Inicial do jogador convidado. Aguardando, assim, que o convite seja
aceito ou recusado.
Os líderes tem uma área específica para administrar as informações de sua
equipe. Através desta área, acessada através da sala
da equipe. é possível editar o nome da equipe, criar gritos de guerra, dar diferentes permissões
a seus membros e elaborar estratégias diárias para que os demais membros de
sua equipe fiquem sabendo.
As permissões que o líder pode oferecer aos seus
membros são:
(1) Permitir convidar jogadores para a
equipe. (como vimos no tópico anterior)
(2) Enviar ou não mensagens na Sala de
Comunicação.
Início
13.1 Gerenciar Mensagens da Equipe
As mensagens/estratégias acessadas a partir da área do
Gerenciar Equipe, poderão ser alteradas
sempre que se achar necessário. Elas ficam visíveis na sala da equipe
conforme o dia da semana (de segunda-feira a domingo).
Após as alterações, não esqueça de salvar as alterações clicando sobre o
botão
no canto
inferior direito da página
Início
Esta sala é destinada para que os membros de uma mesma equipe possam
trocar informações,
estratégias, conhecimentos e idéias. Ela é acessada também através da
sala da equipe através da aba
(). O bom uso deste recurso com
certeza lhe ajudará a chegar cada vez mais perto da vitória.
Caso tenha enviado alguma mensagem indevidamente, você tem toda
liberdade de excluí-la.
Início
Esta sala é o local onde ficam disponíveis as questões da missão, conforme o cronograma da missão. Para
cada questão apresentada é informado seu valor (em pontos) e uma avaliação
de satisfação. O valor de uma questão são os pontos que a equipe recebe caso venha acertá-la. A
avaliação é disponibilizada para cada jogador contribuir para melhoria
continua do nível das questões.
As avaliações são representadas por:
- seqüência de 6 estrelas as quais equivalem,
respectivamente a 5, 6, 7, 8, 9 e 10. Quanto maior a nota dada mais
satisfeito significa que você ficou com a questão
SE VOCÊ NÃO FOR O LÍDER DA EQUIPE
Para responder uma questão, simplesmente selecione umas das alternativas que
achar correto e clique sobre o botão "Sugerir Resposta ao Líder".
SE VOCÊ FOR O LÍDER DA EQUIPE
Para responder uma questão, simplesmente selecione umas das alternativas que
achar correto e clique sobre o botão "Responder".
A resposta do líder é a única
considerada como válida e é definitiva. Durante o andamento da missão, o
líder
pode visualizar as sugestões de respostas dos demais membros de sua equipe
logo a frente das alternativas das suas questões. Na frente da alternativa
escolhida por um membro estará o apelido deste membro. Ainda para o líder, é
disponível a ação de "contestar questões", link localizado ao final de cada
questão. Contestar é não concordar com algum fato que esteja escrito. Sendo
assim, você poderá, então, expressar por palavras sua contestação e aguardar
por uma resposta do Moderador. Conteste quantas vezes achar necessário e
quantas vezes o tempo lhe permitir.
CONSULTAR QUESTÕES ANTERIORES
Logo na parte superior da sala de decisão, há um local onde todos os
jogadores tem a opção de consultar por questões que já se passaram. É a
partir deste recurso que a equipe pode conferir seus erros e acertos,
além do Gabarito Oficial das questões passadas.
Início
- - - - - - -
Última atualização - 23/09/2007
|