[ Página inicial ][ Sobre a ferramenta ][ Regulamento ][ Manual ][ Contato ][ Ajuda ] www.aguerradossabios.com - BETA 

:: manual

 

Este é o manual da A Guerra dos Sábios. Fazer uma boa leitura e aprender a utilizá-lo corretamente, é fundamental para que você possa usufruir, da melhor forma possível, todos os recursos disponíveis no site. Qualquer dúvida entre em contato com nossa equipe.

Escolha uma das opções no menu abaixo:
Índice:
 

1 Introdução

1.1 Conhecendo alguns dos termos mais utilizados (Glossário)

      MISSÃO: Todo problema a ser solucionado por equipes na A Guerra dos Sábios.

      JOGADOR: Aquele que se cadastra no site para participar de missões.

      EQUIPE: Formação obrigatória para que se possa participar de uma missão, composta de um ou mais jogadores.

      LÍDER: Jogador que cria uma equipe.

      MODERADOR: Jogador responsável em administrar uma missão.

      QUESTÃO: Uma pergunta ou um questionamento a ser respondido. Uma missão poderá ter uma ou mais questões.

      BENEFÍCIO: Prêmio oferecido as equipes vencedoras.

      CONTESTAR: É o ato de um jogador expor em texto o motivo de não concordar com algum fato de uma questão.

      ABA: Localizada na lateral direita de algumas páginas, próximo a barra de rolagens, onde ficam os botões para visitar outras páginas.

1.2 Áreas de acesso dos jogadores

  DETALHES DA MISSÃO: Local onde se encontram mais informações sobre uma missão. [ saber mais ]
  RANKING: Local onde são apresentados as colocações e pontuação das equipes. [ saber mais ]
  SALA DA EQUIPE: Local onde os membros de uma equipe se interagem. [ saber mais ]
  SALA DE DECISÃO: Local onde as questões são disponibilizadas para serem respondidas. [ saber mais ]
  SALA DE COMUNICAÇÃO: Local onde os membros de uma equipe trocam mensagens. [ saber mais ]
  SALA DE CONTESTAÇÃO: Local onde os moderadores respondem as contestações. [ saber mais ]
  SALA DE RELATÓRIOS: Local onde os moderadores tem informações sobre os jogadores de sua missão. [ saber mais ]
  CONVIDAR JOGADOR: Local onde o líder envia convites para jogadores fazerem parte de sua equipe. [ saber mais ]
  GERENCIAR EQUIPE: Local onde o líder administra informações de sua equipe. [ saber mais ]

Cada área, como vemos acima, é representada por uma imagem (ícone). São estes ícones que aparecem dispostos na lateral direta de algumas páginas (abas).

1.3 Documentos para leitura

Além deste manual, disponibilizamos de um Regulamento, um Código de Ética, uma Política de Privacidade, e um documento sobre algumas regras para criação de apelidos e nomes de equipes: Política de Nomenclaturas. O conhecimento e a aceitação destes documentos, faz-se necessário para que você se torne um jogador.

Cada missão poderá ter ainda um Regulamento Interno, o qual irá especificar, com mais detalhes, regras e normas daquela missão.

1.4 Missões: fases e representações

    MISSÕES EM DIVULGAÇÃO: 1ª FASE: São aquelas que estão apenas em fase de divulgação
ou     MISSÕES EM CRIAÇÃO: 2ª FASE: São as que deram início ao período de formação de equipes (1)
ou   MISSÕES EM EXECUÇÃO: 3ª FASE: São as que entraram no período de resolução de questões
ou     MISSÕES CONCLUÍDAS: 4ª FASE: Missões finalizadas. As questões e o tempo disponível para responde-las se esgotaram

(1) É importante saber que neste período também são permitidos a formação de equipes (como podemos visualizar na imagem logo abaixo - criação de equipes t1 a t3), porém as mesmas não poderão responder as questões que já tiverem passadas, ou seja, as que já tiveram seu gabarito divulgado.

Observação: missões iniciadas, como consta na página inicial ao lado das notícias, é a soma de todas as missões na A Guerra dos Sábios.

1.5 Questões

Cada questão tem o seu período para ser respondida. Para cada missão tem estabelecido o número total de questões para serem respondidas. Cabe a cada equipe responde-las corretamente para garantir uma boa colocação no ranking da missão. Dependendo da alternativa escolhida, a mesma poderá estar CORRETA ou INCORRETA.

Após o período disponível para responder as questões, serão visualizados ao lado das mesmas as seguintes imagens:

ou ou

A primeira indica que você acertou a questão, a segunda que você errou ou que não a respondeu, e a terceira representa uma questão que foi anulada. As alternativas também terão as suas marcações, como vemos abaixo:

Marcação na alternativa correta da questão, de acordo com o Gabarito Oficial da missão;
Marcação na alternativa escolhida por sua equipe, caso esta alternativa tenha sido a CORRETA (de acordo com o Gabarito Oficial);
Marcação na alternativa escolhida por sua equipe, caso esta alternativa tenha sido INCORRETA (de acordo com o Gabarito Oficial);
Marcação na alternativa escolhida pelo líder da uma equipe;
Marcação na alternativa sugerida pelo membro de uma equipe.

 Início Início


2 Tela Inicial: A Guerra dos Sábios

2.1 Login

Cadastre-se Grátis: O link de "Cadastre-se Grátis" nos conduz até a área de cadastro do site. Somente a partir deste cadastro é que se pode ser um jogador na A Guerra dos Sábios.

Esqueceu sua senha? Caso não se lembre mais de sua senha, clique sobre "Esqueci minha senha". Ao clicar, você será levado a outra janela onde será solicitado a você o seu e-mail. O e-mail a informar é o mesmo que consta em seu cadastro. Aí então, é só aguardar alguns minutos e acessar sua conta de e-mail para ter novamente a sua senha.

Problemas em acessar? Caso não consiga efetuar o seu login após algumas tentativas, clique sobre o o link "Problemas em acessar" e conheça alguns dos motivos por isso estar acontecendo. Caso o problema persistir, entre em contato com nossa Equipe.

2.2 Notícias

Nesta área são divulgados as atividades, eventos, novidades no site e demais informações da A Guerra dos Sábios.

2.3 Dados Gerais

Permite qualquer visitante do site visualizar a quantidade atualizada de missões iniciadas, missões concluídas, jogadores cadastrados e equipes formadas.

 Início Início


3 Cadastro: Tornando-se um jogador

3.1 Formulário: Cadastrando seus dados e a sua senha (1º Passo)

Este formulário tem como finalidade transformar você em jogador com uma senha de acesso ao site. Todos os dados de preenchimento obrigatório estão indicados com um * (asterisco).

SUA INSTITUIÇÃO: A indicação da Instituição que você faz parte é obrigatória. Caso a sua não esteja disponível, é que ainda não tivemos uma oportunidade de estabelecer uma parceria com ela. Se mesmo assim você realmente desejar se cadastrar, solicite ao responsável maior de sua instituição que entre em contato conosco.

3.2 Categorias da sua instituição (2º Passo)

Após você ter preenchido o formulário de cadastro chegará a este 2º passo.

É nesta tela que você selecionará a(s) categoria(s), a qual você faz parte na sua instituição. A indicação de pelo menos uma categoria é obrigatória. Caso a sua não esteja aparecendo, entre em contato conosco.

3.3 Seus interesses (3º Passo)

Após ter selecionado sua(s) categoria(s) chegamos no 3º passo. Na A Guerra dos Sábios as missões são separadas por interesses. Escolha quantos assuntos você se interessar. A escolha de um interesse implica competir com todos os outros jogadores que escolheram o mesmo interesse.

Após escolhido aqueles de sua preferência seu cadastro estará concluído e você já estará pronto para efetuar o login.

Para efetuar o login. acesse a página inicial entre com seu e-mail/apelido e senha. Se for a primeira vez que você estiver efetuando o login surgirá uma tela indicando que sua conta se encontra bloqueada.

Para desbloqueá-la você precisará de uma chave, conjunto de letras e números, que foram enviados no e-mail que você cadastrou no 1º passo. Acesse então seu e-mail, pegue a chave e coloque-a no local indicado para desbloquear sua conta. Pronto! Agora é só clicar em "Acessar A Guerra dos Sábios".

Note que, nesta tela de desbloqueio, você tem a opção de reenviar a chave ao seu e-mail, ou até mesmo excluir sua conta.

 Início Início


4 Contato

Esta é a área de contato com nossa Equipe. Sempre que achar necessário não deixe de utilizá-la. Envie sua críticas e/ou sugestões de melhorias, suas dúvidas entre outras mensagens. No formulário já consta alguns dos assuntos mais freqüentes, é só você fazer a sua escolha. Saiba que você pode também colaborar com uma missão. Para isso escolha o assunto "colaborar com uma missão", em mensagem descreva, brevemente, quais as suas idéias para colocar a sua possível missão em atividade, e envie-nos estas informações. Em breve, nossa equipe entrará em contato com você.

 Início Início


5 Ajuda

Neste local é disponibilizado as perguntas mais freqüentes que são enviadas através da área de contato do site, dúvidas de interesse comum.

 Caso não encontre a solução do problema que esta procurando, ou mesmo, tenha outras dúvidas, utilize a área de contato do site.

 Início Início


6 Página inicial: após efetuar o login

Esta é a página inicial da A Guerra dos Sábios logo após você efetuar seu login. É nela que são encontrados seus títulos, pontos, os documentos que regem A Guerra, modos para que você possa administrar seus dados pessoais e de interesse, as missões iniciadas do, seu mural de avisos e as missões que você participou ou participa atualmente.


6.1 Títulos

Aqui são apresentados os seus títulos. Dedique-se a conquistá-los!

6.2 Pontos

A cada vitória tenha mais pontos somados. Neste local são apresentados os seus pontos, sempre atualizados após o término de uma missão que sua equipe participou.

6.3 Barra lateral

Esta barra lateral lhe acompanhará em algumas das telas. Nela consta um link para os documentos que regem a A Guerra dos Sábios, um resumo das fases das missões, as quais já vimos no início deste manual e uma ainda a opção CONFIGURAR, como veremos a seguir.

6.3.1 Configurar

Através desta área cada jogador tem a opção de configurar suas preferências: escolher quais avisos receber por e-mail, editar dados pessoais, editar interesses e senha.

6.3.1.1 Editar Dados

Local onde você pode editar, sempre que necessário, as sua informações pessoais.

6.3.1.2 Editar Interesses

Adicione ou elimine categorias de seus interesses, para visualizar menos ou mais missões.

6.3.1.3 Editar Senha

Área para que você possa alterar sua senha e manter sua conta sempre segura.

6.4 Missões Iniciadas

Na página inicial, em "missões", temos o local onde reuni o resumo de todas as missões finalizadas ou não na A Guerra dos Sábios. Caso você tenha interesse em ver mais detalhes, ou até ver a possibilidade de participar de alguma delas, é só clicar sobre o TITULO da missão - link logo ao lado de seu código - para então ser levado ao Detalhes da Missão, área que será explicada logo adiante.

Cada resumo apresenta informações como: código, título, período de duração, fase atual, situação, benefícios de cada missão.

6.5 Mural de avisos

Esta é uma área de avisos, a qual é utilizado para receber mensagens. Ao clicarmos sobre o link "[ todos ]", acessamos todas as mensagens, com suas datas de emissão, hora e data de leitura. Elas podem ser apagadas conforme preferências de cada jogador.

6.6 Seus dados

Área reservada para apresentarem alguns dados do jogador.

6.7 Suas missões

Em "suas missões" são apresentados as missões que o jogador participa atualmente ou que já participou. Ainda algumas informações podem ser visualizadas como: o título, código, período de duração, fase da missão e o nome da equipe que você participa naquela missão. Para acessar a missão clique sobre TITULO dela. No caso do exemplo abaixo o título seria "Você conhece a estrutura do músculo que compõe o corpo humano?".

Caso a missão já tenha terminado e sua equipe tiver sido a vencedora, sua missão receberá um troféu (), caso contrário ela ganhará uma medalha de participação ().

O Moderador de uma missão, onde normalmente consta o nome da equipe aparecerá o termo "(Moderador)".

Como já comentado, através do título da missão (link) você tem acesso a página Detalhes da Missão, a qual veremos a seguir.

 Início Início


7 Detalhes da Missão


Nesta página o jogador tem acesso a todas as informações da missão como: uma breve descrição sobre o assunto de sua abordagem [7.1], a duração da missão, informações complementares (quantidade de questões, de equipes, de integrantes por equipe, se é Pública ou Moderada, documentos relacionados), benefício ofertado aos vencedores, empresas ou instituições que investem/apóiam a missão. Ainda encontramos nesta página a importante aba lateral.

7.1 Missão

É disponibilizado nesta área uma breve descrição sobre a missão (assunto das questões) bem como, por imagem, a fase a qual ela se encontra.

7.2 Duração da Missão

Está área é de extrema importância para a missão. É o local que apresenta as datas em que ocorrerão as mudanças das fases. Cada missão possui suas próprias datas.

Encontramos 3 datas importantes a serem analisadas pelo jogador: data de início de criação de equipes; data de início da apresentação e resolução das questões; e a data a partir da qual o ranking final da missão ficará disponível.

7.3 Informações Complementares

Constituem os dados adicionais que serão requeridos aos que desejarem participar da missão; quantidade total de questões que serão apresentadas; duração (em dias) da missão; quantidade mínima de equipes exigidas para que a missão se inicie; quantidade de integrantes por equipe exigidas; situação da missão (Moderada ou Pública) e documento(s) importantes que dão suporte a missão.

Quanto a situação da missão temos:

             - Missão Pública: permite a participação de equipes SEM aprovação de um moderador.
             - Missão Moderada: permite a participação de equipes, somente COM aprovação de um moderador.

MISSÃO PÚBLICA

Para missões públicas, o jogador pode diretamente participar de uma equipe criando a sua própria ou aguardando por um convite de uma outra equipe. Para criar a sua própria, basta clicar sobre o botão disposto na página de Detalhes da Missão. Após clicar, será visualizado uma nova página, local que será escolhido o nome para sua equipe. (Obs.: O líder pode alterar o nome da equipe quando quiser).

Após salvar o nome escolhido, clicando em "Salvar cadastro", sua equipe já estará pronta para iniciar as atividades.

MISSÃO MODERADA

Caso queira participar de missões moderadas, deverá ter uma permissão, isto é, enviar alguns dados adicionais para que possam ser avaliados e aprovados pelo moderador. Por ser moderada, será visualizado na página de Detalhes da Missão, primeiramente, o botão . Clicando sobre este botão você será levado a uma página para que possa digitar estes dados.

Após enviá-los deverá, então, aguardar a avaliação destes dados pelo moderador da missão.

O moderador recebe em sua página inicial as solicitações de participação em sua missão, as quais ele deve, a partir dos dados informados pelos jogadores, APROVAR ou REPROVAR estas solicitações.

O jogador pode saber se a solicitação que ele enviou foi aprovada ou não. Na página inicial. em missões iniciadas, surgirá indicações como: "DADOS REPROVADOS" ou "DADOS APROVADOS" ou "DADOS EM AVALIAÇÃO".

              

Caso esteja em "DADOS EM AVALIAÇÃO", aguarde mais um momento, pois o moderador ainda não pôde avaliar a sua solicitação. Caso esteja "DADOS REPROVADOS", significa que os dados que você enviou foram incorretos, e por isso o moderador não pôde aprovar a sua solicitação. Neste caso você poderá novamente enviar uma solicitação de participação. Se então encontrar "DADOS APROVADOS", você já poderá criar a sua equipe através do botão ou aguardar até que uma equipe lhe convide.

7.4 Benefícios

Local onde é apresentado o(s) prêmio(s) que a missão oferece a(s) equipe(s) vencedor(as).

7.5 Investimento

Quadro onde são publicados as instituições ou empresas que investem/apóiam a missão.

7.6 Aba Lateral

Na aba lateral encontramos links para: o ranking e a sala da equipe. Em outras tela outros diferentes links aparecerão como: sala de decisão e sala de comunicação da equipe.

Caso você seja Moderador da missão poderá ainda visualizar outras duas salas: sala de contestação e sala de relatórios.

Veremos uma explicação sobre cada uma destas salas adiante.

 Início Início


8 Ranking

Nesta área as equipes tem acesso as suas pontuações, número de respostas corretas e o seu índice de participação (equipe). Ainda pode ser visualizado o número de equipes cadastradas na missão. Após o início da missão cada equipe poderá apenas visualizar a sua pontuação, o seu índice de participação e a quantidade de suas respostas corretas.

Ao final das missões, o ranking é mostrado na íntegra, divulgando assim, a colocação e o nome de todas as equipes, suas respectivas pontuações, índices de participação e quantidade de respostas corretas.

Moderadores sempre visualizam o ranking na íntegra, não importa qual fase a missão esteja.

 Início Início


9 Sala de Contestação

Esta sala, exclusiva para os Moderadores, é destinada para que os mesmos respondam as várias contestações que podem ser enviadas pelos jogadores. Ainda, através desta área o moderador pode optar, com o devido motivo informado e justificado, anular questões.

Somente Moderadores visualizam os apelidos dos próprios Moderadores que respondem as contestações, além de todos verem todas as contestações. As equipes, por sua vez, só visualizam as suas próprias contestações e respectivas respostas.

 Início Início


10 Sala de Relatórios

Esta é uma sala também dedicada aos Moderadores. A partir dela, os Moderadores tem acesso a informações de todos os jogadores de uma missão, incluindo o índice individual de participação de cada um.

 Início Início


11 Sala da Equipe

Cada equipe possui a sua própria sala da equipe. Um local onde leva os integrantes a se comunicarem, trocarem estratégias, convidarem outros jogadores, elaborarem gritos de guerra e principalmente levar a sala onde são disponibilizadas as questões da missão..

SE VOCÊ NÃO FOR O LÍDER DA EQUIPE

Poderá acompanhar nesta área o seu índice de participação na equipe, o índice de invariabilidade das suas respostas na equipe e o índice de invariabilidade das suas respostas em relação a missão. O primeiro índice se refere a quantidade de questões que você respondeu das que eram possíveis responder, o segundo índice relaciona a suas respostas com a do líder, o quanto elas foram diferentes e o terceiro índice relaciona as suas respostas com as dos demais líderes de equipe na missão.

SE VOCÊ FOR O LÍDER DA EQUIPE

Poderá acompanhar nesta área o índice de participação dos membros de sua equipe, o índice de invariabilidade das respostas destes membros, o índice da participação de sua equipe na missão e o índice de invariabilidade de suas respostas com as dos demais líderes de equipe na missão.

O líder possui, ainda, o importante papel de gerenciar algumas informações de sua equipe através da aba "gerenciar equipe"

Como citado, a partir da sala da equipe é possível visitar outras 4 áreas: convidar jogador, gerenciar equipe, sala de comunicação e sala de decisão. Veremos detalhes de cada uma a seguir.

 Início Início


12 Convidar Jogador

O envio de convites para jogadores participar de sua equipe, são acessados através da aba Convidar Jogadores () na sala da equipe. Os convites podem ser enviados somente por aqueles que possuem esta permissão.

Para convidar escolha localizar o jogador por APELIDO ou E-MAIL e digite o apelido/e-mail no campo logo a frente. Após envio do convite é só aguardar a aprovação do próprio jogador convidado, para aí então contar com ele efetivamente como membro de sua equipe. Acompanhe em sua sala da equipe se ele aceitará ou não o seu convite.

Lembramos, que A Guerra dos Sábios foi programada para NÃO PERMITIR que um mesmo jogador participe de mais de uma equipe na mesma missão. Caso você esteja enviando um convite para um jogador que já esteja participando de uma equipe naquela missão (você não saberá disso), o jogador convidado receberá normalmente o convite, porém caso ele aceite, automaticamente ele passará a fazer parte somente da nova equipe.

Mas se o líder de uma equipe, com mais de 2 integrantes, for convidado a participar de um outra equipe, e ainda este líder aceitar o convite? A liderança passará automaticamente para o primeiro jogador convidado a participar daquela equipe pelo antigo líder.

O convite enviado para jogadores ingressarem em equipes ficam expostos na Página Inicial do jogador convidado. Aguardando, assim, que o convite seja aceito ou recusado.

 Início Início


13 Gerenciar Equipe

Os líderes tem uma área específica para administrar as informações de sua equipe. Através desta área, acessada através da sala da equipe. é possível editar o nome da equipe, criar gritos de guerra, dar diferentes permissões a seus membros e elaborar estratégias diárias para que os demais membros de sua equipe fiquem sabendo.

As permissões que o líder pode oferecer aos seus membros são:

(1) Permitir convidar jogadores para a equipe. (como vimos no tópico anterior)
(2) Enviar ou não mensagens na Sala de Comunicação.

Início Início


13.1 Gerenciar Mensagens da Equipe

As mensagens/estratégias acessadas a partir da área do Gerenciar Equipe, poderão ser alteradas sempre que se achar necessário. Elas ficam visíveis na sala da equipe conforme o dia da semana (de segunda-feira a domingo).

Após as alterações, não esqueça de salvar as alterações clicando sobre o botão no canto inferior direito da página

 Início Início


14 Sala de Comunicação

Esta sala é destinada para que os membros de uma mesma equipe possam trocar informações, estratégias, conhecimentos e idéias. Ela é acessada também através da sala da equipe através da aba (). O bom uso deste recurso com certeza lhe ajudará a chegar cada vez mais perto da vitória.

Caso tenha enviado alguma mensagem indevidamente, você tem toda liberdade de excluí-la.

 Início Início


15 Sala de Decisão

Esta sala é o local onde ficam disponíveis as questões da missão, conforme o cronograma da missão. Para cada questão apresentada é informado seu valor (em pontos) e uma avaliação de satisfação. O valor de uma questão são os pontos que a equipe recebe caso venha acertá-la. A avaliação é disponibilizada para cada jogador contribuir para melhoria continua do nível das questões.

As avaliações são representadas por: - seqüência de 6 estrelas as quais equivalem, respectivamente a 5, 6, 7, 8, 9 e 10. Quanto maior a nota dada mais satisfeito significa que você ficou com a questão



SE VOCÊ NÃO FOR O LÍDER DA EQUIPE

Para responder uma questão, simplesmente selecione umas das alternativas que achar correto e clique sobre o botão "Sugerir Resposta ao Líder".

SE VOCÊ FOR O LÍDER DA EQUIPE

Para responder uma questão, simplesmente selecione umas das alternativas que achar correto e clique sobre o botão "Responder".

A resposta do líder é a única considerada como válida e é definitiva. Durante o andamento da missão, o líder pode visualizar as sugestões de respostas dos demais membros de sua equipe logo a frente das alternativas das suas questões. Na frente da alternativa escolhida por um membro estará o apelido deste membro. Ainda para o líder, é disponível a ação de "contestar questões", link localizado ao final de cada questão. Contestar é não concordar com algum fato que esteja escrito. Sendo assim, você poderá, então, expressar por palavras sua contestação e aguardar por uma resposta do Moderador. Conteste quantas vezes achar necessário e quantas vezes o tempo lhe permitir.

CONSULTAR QUESTÕES ANTERIORES

Logo na parte superior da sala de decisão, há um local onde todos os jogadores tem a opção de consultar por questões que já se passaram. É a partir deste recurso que a equipe pode conferir seus erros e acertos, além do Gabarito Oficial das questões passadas.

 Início Início

- - - - - - -
Última atualização - 23/09/2007





 AI (Artificial Intelligence) Equipe de desenvolvimento 
código de ética | política de privacidade